Pages

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Estudo de Palavras


Cristo
O Ungido, Messias (heb.).
Cristo é a forma portuguesa da palavra grega Christos, que equivalente à palavra hebraica Messias. Tanto Messias em hebraico como Christos em grego significam o Ungido. Ele é o Ungido que foi designado para consumar todas as coisas para o plano de Deus.
Nos Evangelhos foi Cristo quem viveu na terra e morreu na cruz para a realização da rendenção. Em Atos o Cristo ressurreto e ascendido foi propagado e ministrado aos homens. Em Romanos, Cristo é nossa justiça para justificação e nossa vida para santificação, transformação, conformação, glorificação e edificação.
Em Gálatas, Cristo é para o nosso viver contra a lei, a religião, a tradição e as formas. Em Filipenses, Cristo é expresso por Seus membros. Em Efésios e Colossenses, Cristo é a vida, o conteúdo e a cabeça do Corpo, a igreja. Em Coríntios, Cristo é tudo na vida prática da igreja. Em Tessalonicenses, Cristo é nossa santidade para Sua volta. Em Timóteo e Tito, Cristo é a economia de Deus para nos comportarmos na casa de Deus. Em Hebreus, o Cristo presente está agora nos céus como nosso Ministro (8:2) e nosso Sumo sacerdote (4:14,15;7:26), ministrando-nos vida celestial, graça, autoridade, poder, e sustentando-nos para vivermos uma vida celestial na terra. Ele é o Cristo agora, o Cristo hoje e o Cristo no trono que é a nossa salvação diária e nosso suprimento contínuo. Nas Epístolas de Pedro, Cristo é para suportarmos os tratamentos governamentais por meio dos sofrimentos. Nas Epístolas de João, Cristo é a vida e a comunhão dos filhos de Deus na família de Deus. Em Apocalipse, Cristo está andando entre as igrejas nesta era, está governando o mundo no reino na era vindoura, e é expresso em glória plena pela eternidade.

“Na Exposition of New Testament Words” (Witness Lee).

Texto extraído do Jornal Árvore da Vida, Ano 4, Número 38.



Nenhum comentário:

Postar um comentário