Pages

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Curso Bíblico - Árvore da Vida


Curso Bíblico
Árvore da Vida

Lição 11 – Leitura da Bíblia

Para um cristão, a oração deve ser sua respiração e a leitura da Bíblia, seu alimento. Ambos são indispensáveis e precisam ser praticados diariamente.

A origem da Bíblia

A origem da Bíblia é o próprio Deus; por isso ela é chamada também de a Palavra de Deus. Em 2 Timóteo 3:16 lemos que “toda escritura é inspirada [ou soprada] por Deus”. Foi Deus quem soprou Suas palavras de revelação para dentro de “homens que falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21). Assim, a Bíblia, tanto no Novo como no Antigo Testamento, é o falar de homens falando a palavra de Deus.

A função da Bíblia

A primeira função da Bíblia é testificar acerca de Cristo (João 5:39). Cristo é o tema e o conteúdo da Bíblia, e a Bíblia é a Deus, e a Bíblia é a Sua Palavra escrita. Sem Cristo as palavras da Bíblia não passam de doutrinas mortas e vazias. Por outro lado, sem a Bíblia, Cristo seria abstrato e intangível. Por isso, se desejamos conhecer Cristo precisamos ler a Bíblia. A Bíblia também serve de alimento espiritual (1 Pedro 2:2), que, assim como o leite para o recém-nascido, traz saúde e crescimento sadio para os cristãos. Em Mateus 4:4 é dito: “ Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus”.
Tudo o que Deus falou e que está registrado na Bíblia serve-nos de alimento espiritual que nos nutre a fim de que cresçamos e nos tornemos maduros.

Como ler a Bíblia

Ao lermos a Bíblia devemos usar primeiro o entendimento de nossa mente para compreender o seu texto e conhecer o seu significado (Lucas 24:45).  Precisamos, então, lê-la com sabedoria (Colossenses 3:16; Efésios 1:17). Essa sabedoria não é a sabedoria humana, natural, mas é a que obtemos por meio da oração. Entendemos a Bíblia com nossa mente, mas conhecemos o significado espiritual da verdade pela sabedoria em nosso espírito. Por fim, “tomai também (...) a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito” (Efésios 6:17, 18). Espírito aqui deveria ser com minúscula, referindo-se ao espírito humano. Isso significa que por meio da oração, a Palavra de Deus que entendemos com a mente e percebemos mais profundamente com a sabedoria, torna-se ainda mais profunda, entrando em nosso espírito. É isso que o Senhor quis revelar ao dizer: “As palavras que eu vos tenho dito, são espírito e são vida” (João 6:63). A Bíblia não pode ser apenas um livro de doutrinas para nós, mas por meio da oração e da comunhão com o Senhor, ela se torna uma rica fonte de Espírito e de vida.

Perguntas:
1)    Encontre versículos na Bíblia onde o próprio Deus fala de Sua Palavra e comente o contexto deles.
2)    Comente o relacionamento que Davi, Paulo e o próprio Senhor Jesus tinham com a Palavra de Deus.
3)    Desenvolva o tópico: A função da Bíblia.

Outros versículos:
Jo 17:17; At 5:20; 1 Pe 1:23; Sl 119:72, 103, 105, 130; 2 Tm 3:16, 17

Texto extraído do Jornal Árvore da Vida, Ano 4, Número 38.


Um som para você ouvir, meditar e se conectar ao Amado de nossas almas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário